Featured Posts

sábado, 9 de outubro de 2010

Introdução a Virtualização VMWare

Virtualização nada mais é que substituir um desktop/servidor físico devidamente montado e com sistema operacional e o transportar para uma VM (maquina virtual), preservando todas as suas características. Ou seja, você somente terá uma única máquina para substituir seu ambiente de produção ou no caso dos usuários domésticos, para criar um ambiente de testes, e poder utilizar vários sistemas operacionais em uma única máquina, não consumindo um alto nível de CPU e memória.

Porque virtualizar?

Hoje como já se sabe, os usuários buscam cada vez mais o conhecimento, isto vem impulsionado pela grande demanda de equipamentos, aplicativos e sistemas operacionais, nos quais se exige cada vez mais uma máquina poderosa, para poder se extrair o máximo proveito de seus recursos. Claro que para isto, é necessário se investir e nem sempre temos o capital necessário para acompanharmos a demanda do mercado. Por isso temos que buscar soluções alternativas a está realidade. E uma delas é a virtualização, no qual reduzimos nossos custos de forma considerável.

Hoje para montarmos um ambiente virtualizado de teste, não precisaremos mais do que a seguinte configuração:


Processador P4 ou AMD (mínimo 1.2GHZ)
Memória 512MB
HD 40GB
Leitor CD/DVD

Como puderam notar não é uma máquina, muito potente e nem de custo elevado, mas que suportará tranquilamente de duas a três máquinas virtuais rodando juntas. Hoje se adquirirmos esta configuração no mercado não gastaremos mais que R$1000,00 (Mil Reais).

Veja esta configuração sem monitor:

Processador AMD S754 Sempron 2500+ 1400MHz 256KB 64Bits - Box (195,00)
MB A64 S754 Gigabyte GA-K8VM800M BR (209,00)
Memória DDR400 512MB Kingston VALUERAM - KVR400X64C3A/512 (239,00)
Combo Interno LG GCC-4521B - OEM (109,00)
HD 80GB ATA Samsung - SP0842N (179,00)

Utilizaremos o sistema operacional Windows XP Professional como base para iniciarmos a configuração do VMWare.Utilizaremos, também, o VMWare Server, por ser grátis e de fácil aprendizado e instalação.

Baixe-o Aki

Vou explicar brevemente algumas nomenclaturas que utilizaremos nas próximas matérias, estas explicações serão melhores entendidas mais a frente quando estivermos utilizando o software:

VM’s – É a abreviação para Virtual Machine (Máquina Virtual)
VMX – É o arquivo onde contem as informações de configurações da sua VM
VMDK – É o disco (HD) de sua VM

Por Tiago Costa Rodrigues
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Introdução a Virtualização VMWare"