Para se orientar no trânsito, o carro conta com câmeras montadas no teto, sensores de radar e um localizador a laser para “enxergar” outros veículos e obstáculos na pista. Mas ele ainda não foi a campo sozinho: um motorista treinado e um expert da área de software seguem sempre a bordo, para o caso de imprevistos.
Na cidade de São Francisco, eles atravessaram a icônica Golden Bridge, percorreram suas famosas ruas inclinadas, dirigiram entre os escritórios do Google e deram a volta no Lago Tahoe sem acidentes.
De acordo com o engenheiro de software Sebastian Thrun, diretor do Laboratório de Inteligência Artificial da Universidade de Stanford, os carros autoguiados em teste já percorreram 225 mil quilômetros em estradas. Engenheiros falaram ao New York Times que as incursões em rodovias têm sido sem incidentes, com exceção de uma batida na traseira causada por outro carro numa parada em um semáforo.
A empresa espera que os carros autoguiados venham a diminuir os congestionamentos e o número de acidentes nas vias.
Na postagem, Thrun insistiu que a segurança é a grande prioridade do projeto: as rotas são pré-programadas, mapeadas previamente por motoristas reais, e a polícia local é avisada com antecedência.
Ele apontou estatísticas da Organização Mundial de Saúde que mostram que mais de um milhão e meio de pessoas morrem em acidentes de trânsito a cada ano, e esse número pode e deve ser reduzido. “Nós acreditamos que nossa tecnologia tem potencial para reduzir esse número, talvez pela metade”, afirmou. Para ele, o projeto em fase experimental permite vislumbrar como o transporte pode ser no futuro graças à ciência da computação.
A nova tecnologia é exemplo de que, nos últimos anos, o Google tem expandido os negócios para outras áreas além de sua especialidade original – as buscas na internet. A companhia já tem atuação significativa em serviços de localização, por exemplo, com o Google Maps e o Google Street View.
[BBC]
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