Usuários do velho sistema operacional são orientados a instalar o Service Pack 3 ou migrar para o Windows 7, mas há outras opções de defesa.
Apesar de alguns terem nutrido esperança de que a Microsoft violaria sua própria política de correções, a empresa anunciou na segunda-feira (2/8) que não abrirá exceção e recusou-se a fornecer uma correção a usuários do Windows XP Service Pack 2.
Na segunda-feira, a Microsoft publicou um patch de emergência para o bug do atalho do Windows que tem sido explorado há semanas por invasores. A vulnerabilidade afeta todas as versões a partir do Windows 2000, incluindo XP, Vista e Windows 7.
Mas, pela prática da Microsoft, os sistemas e Service Packs mais velhos não terão direito a atualização.
“Para ser claro, não há atualização de segurança para o XP SP2”, disse o porta-voz da Microsoft, Christopher Budd, em um webcast sobre a correção fora de hora que a empresa publicou na tarde de segunda-feira.
A Microsoft aposentou o XP SP2, bem como o mais velho Windows 2000, em 13 de julho, quando ambas as versões saíram da fase final de “suporte estendido”.
Produtos que saem da janela de tempo de suporte estendido não recebem mais atualizações de segurança ou correções de outra natureza - nem via Atualização Automática, nem por mecanismos de atualização corporativa como o Windows Server Update Service.
Aos usuários do Windows XP SP2, a Microsoft tem recomendado que atualizem seus sistemas para o XP SP3 ou para uma versão mais nova, como o Windows 7.
Quem decidir manter o XP SP2 tem algumas opções, como implantar uma ação paliativa que desliga os atalhos (disponível no site da própria Microsoft) e instalar a ferramenta gratuita da Sophos, que impede atalhos maliciosos de executar código de ataque. A ferramenta da Sophos funciona no Windows XP SP2, mas não no Windows 2000.
(Gregg Keizer) IDGNow
0 comentários: on "Microsoft nega correção de bug do atalho para Windows XP SP2"
Postar um comentário